Neste tópico faz-se uma breve incursão à temática Como avaliar a qualidade de um blogue?
Formar para as literacias é indissociável do processo de reflexão e análise crítica dos nossos alunos. Inculcar-lhes métodos de avaliação da informação é matéria determinante para o exercício do Raciocínio. Nesse processo, é vital a elaboração e aplicação de modelos de avaliação de recursos informativos. Como primeira abordagem propomos a utilização do documento CRITICAL EVALUATION OF A WEBLOG http://school.discoveryeducation.com/schrockguide/pdf/evalblog.pdf
A partir desta tabela de fácil aplicação, será possível evoluir e construir instrumentos mais específicos e adequados, tendo sempre presente a seguinte premissa: avaliar as fontes de informação é condição para a qualidade da construção do conhecimento.
O impacto dos blogs é inquestionável, e um fenómeno com crescente credibilidade nas suas aplicações educativas.
A título de exemplo, vejamos o concurso Cidades Criativas, dirigido a alunos do 12º ano, promovido pela Universidade de Aveiro http://cidadescriativas.blogs.sapo.pt/71450.html
No dia 22 de fevereiro de 2005, nascia o grupo de discussão Blogs,
Internet e Web na educação, uma lista de discussão no Yahoo, que pode ser*
acessada aqu...
3 comentários:
Olá Dina!
Sobre o blogue foi feito por um artista português, ou melhor uma artista portuguesa, e está tudo dito.
Sobre a reflexão, ela incide fundamentalmente na indicação de instrumentos de avaliação e talvez eu gostasse de perceber melhor sobre a problemática da avaliação da informação disponibilizada nos blogues que devemos aconselhar aos nossos alunos.
Olá...
Já tens o teu blogue muito enriquecido ! Parabéns. Vou guardá-lo para futuras consultas! Ainda não experimentei "aquela" de seguir os blogues.
Os vossos comentários são muito simpáticos e encorajadores.
Mas de facto, está quase tudo por fazer ao nível da explicitação/exemplificação de instrumentos de avaliação de blogues, adequados aos nossos alunos.
A "colecção" de sítios referida requer um considerável trabalho de sistematização, sem dúvida!
Quem sabe com os vossos contributos?!
Dina
Enviar um comentário